CÂMARA DE NAVIRAÍ CONTRIBUI NA AQUISIÇÃO DE 15 MIL DOSES DA VACINA CONTRA H1N1.



A prefeitura do município de Naviraí irá distribuir 15 mil doses de vacinas compradas no Instituto Butantan em São Paulo. No próximo dia 08 de agosto, a vacina contra o vírus influenza H1N1 começa a ser aplicada e a saúde pública do município informa que foram criados quatro grupos prioritários: crianças de 05 a 09 anos, professores, hipertensos, homens e mulheres com idade entre 50 e 59 anos de idade. Depois de vacinada a pessoa passa a ser imunizada pelo período de até um ano.
Segundo a Gerência de Saúde da Prefeitura a campanha que será realizada pelo município, terá quatro datas -, nos dias 08, 09, 10 e 11de agosto (crianças de 05 a 09 anos); 12 e 13 (professores); 15, 16, 17 e 18 (hipertensos) e 19, 20, 21, 22 e 23 (homens e mulheres entre 50 e 59 anos). As vacinas serão aplicadas no Salão de Festas da Seleta de Naviraí, apenas no dia 20 de agosto no posto do Varjão. De segunda a sexta o horário de atendimento será das 07h às 11 horas e das 13h às 17 horas. Nos sábados das 08h às 17 horas.
O Presidente do Poder Legislativo Naviraiense vereador Benedito Missias de Oliveira parabeniza a iniciativa do poder público que tem a parceria da Câmara de Vereadores através de repasse com devolução do Duodécimo no valor de 150 mil reais.
Todos os vereadores foram a favor da referida iniciativa, até porque a população ficou apreensiva com os casos notificados, até mesmo com óbitos. Segundo o Gerente de Finanças, Adelvino Freitas (que responde interinamente pela gerencia de saúde), disse que os critérios adotados foram escolhidos em debate com vários representantes da sociedade. Ele ressalta que as vacinas adquiridas devem chegar até o final dessa semana. Segundo ele, foram investidos R$ 215 mil reais na aquisição das 15 mil doses da vacina e 15 mil seringas.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Daniela Queiroz, explicou que a escolha dos critérios passou ainda pelos números de casos obtidos e óbitos registrados na cidade (sete no total). Segundo ela, a maioria das vítimas foram pessoas com idade entre 50 e 59 anos ou com imunidade baixa. “Quando aos professores seguimos a resolução do Estado”, explicou.
Último boletim epidemiológico da gripe H1N1 no município de Naviraí divulgado mostra que até o momento foram coletadas 184 amostras, deste total; 111 casos deram negativos, 71 positivos, dois aguardam resultado, uma pessoa permanece internada e sete óbitos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Naviraí/MS

Voltar para as Notícias