Fi da Paiol quer município aderindo a projeto “Melhor em Casa”



Proposição de autoria do Vereador Claudio Cezar Paulino (Fi da Paiol) e subscrita pelos colegas Antônio Carlos Klein, Cristina Gradella, Lourdes Elerbrock e Rosangela Farias Sofa pede que o município estude a viabilidade de instituição do programa Melhor em Casa do Governo Federal. “Com certeza será um avanço para a gestão do sistema público de saúde de Naviraí, gerando economia e ajudará a desafogar os leitos hospitalares” diz o vereador.

Na justificativa Fi da paiol esclarece que o referido programa beneficiará a população naviraiense com atendimento domiciliar em saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, auxiliares ou técnicos em enfermagem. O Programa Melhor em Casa tem o objetivo de atender as pessoas que se encontram em dificuldade para se locomoverem até a uma unidade de saúde.

Criado pelo governo federal o programa, além de oportunizar um atendimento domiciliar, também proporciona ao paciente um cuidado mais próximo da família, reduzindo-se os riscos de contaminação e infecção hospitalar. “Em nosso município há o serviço de atendimento de saúde domiciliar, porém, só é oferecido às pessoas que moram em locais que possuem PSF” lembra, ressaltando que aqueles que residem em locais que não contam com PSF e ficam impossibilitadas de receberem assistência domiciliar, a instituição do atual programa ajudará a suprir a demanda.

Cabe informar que o incentivo financeiro será repassado mensalmente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo de Saúde do ente federativo beneficiado. Segundo estudos realizados e publicados pelo Ministério da Saúde, a implantação do atual programa gera uma economia de até 80% nos custos de um paciente, se comprado ao atendimento em unidades hospitalares.


Fonte: Wilson Soares dos Reis

Voltar para as Notícias