Projeto de Lourdes Elerbrock quer instituir programa “dinheiro direto na Escola”, em Naviraí



A vereadora apresentou o projeto na última sessão da Câmara. Pela proposta da parlamentar, que também é professora aposentada, o município faria transferência de recursos direto para a escola, evitando a burocracia que impede que serviços sejam executados nos estabelecimentos de ensino, além da falta de material e até merenda escolar, como já ocorreu este ano. Pela proposta o dinheiro seria destinado às escolas públicas do ensino infantil, fundamental, médio, especial e de jovens e adultos da rede municipal de ensino que preencherem os requisitos da Lei.

O programa terá como objetivo prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas do município para manter, reparar e melhorar a infraestrutura física e pedagógica escolar; reforçar a auto-gestão nos planos financeiro, administrativo e didático, bem como contribuir para a elevação dos índices de desempenho da educação básica em cada unidade de ensino.

De acordo com Lourdes Elerbrock (PV), se aprovado o projeto, esse recurso poderá ser sado na aquisição de gêneros alimentícios; aquisição de material permanente, quando forem repassados recursos de capital; manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico; e no desenvolvimento de atividades educacionais. “Imagino que os diretores das instituições escolares precisam ter mais autonomia gerencial das escolas” defende a vereadora, lembrando que isso seria feito com a participação da sociedade, sendo uma contribuição para a melhoria da qualidade da educação.


Voltar para as Notícias