Dona Lourdes e Ederson Dutra pedem informações sobre Farmácia Municipal



Em requerimento conjunto, aprovado na sessão do legislativo na última semana, os vereadores Ederson Dutra (PSOL) e Lourdes Elerbrock (PV), solicitam algumas informações sobre a farmácia municipal. O documento aprovado será encaminhado ao Gerente de Saúde Edvan Thiago Barbosa e para a Gerente do Núcleo de Assistência em Farmácia Danielen Schuhmann.

Os parlamentares querem saber quantos funcionários estão lotados, entre efetivos e comissionados, na farmácia municipal; quais os valores gastos com a manutenção da mesma, incluindo o relativo ao pagamento de aluguel bem como a lista dos medicamentos adquiridos desde janeiro deste ano e ainda os critérios adotados para aquisição de remédios que não constam da lista do SUS.
Na justificativa a vereadora Lourdes Elerbrock, lembrou de uma defesa feito há poucos dias por ela sobre o estudo até de fechamento daquela estrutura, em razão das inúmeras reclamações sobre falta de medicamentos. “Há um custo alto para manutenção da farmácia naquele local, então pode ser que seja melhor retorna-la para a gerência de saúde e utilizar o recurso economizado com aluguel para comprar mais remédio” disse.

Em aparte o vereador Josias de carvalho lamentou a falta de medicamentos como de controle de pressão, uma preocupação que foi reforçada pela vereadora Cris Gradella, que lembrou que esses remédios da chamada atenção básica não podem faltar uma vez que são destinados recursos através do Ministério da Saúde exclusivamente para que não faltem. “O problema é que tem faltado até esses medicamentos” disse a vereadora. Outros parlamentares como Fi da Paiol e Márcio Scarlassara se manifestaram em favor do requerimento.

O Vereador Ederson Dutra, reclamou do Gerente de Saúde Edvan, que tem sido muito ausente. “Muito se fala na seriedade do prefeito, de sua honestidade e boas intensões, mas alguns auxiliares não estão colaborando” disse Neninha, lembrando das seguidas viagens do titular da saúde a Campo Grande. “Alguns gerentes estão abusando da confiança do Prefeito” finalizou.


Fonte: Wilson Soares dos Reis

Voltar para as Notícias