Agroturismo: Trabalho do vereador Fi da Paiol garante recurso de fundo para Cavalgada



A valorização do setor rural, demonstrando que a atividade turística pode ser mais uma fonte de renda para a população, além de preservar a cultura e estimular a manutenção do homem no campo. Com essa visão o vereador Claudio Cesar, o Fi da Paiol (PMDB), conseguiu colocar um projeto de incentivo ao agroturismo entre os 9 selecionados pelo Fundo Estadual de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados (FUNLES), que garantirá recursos para a “1ª Cavalgada Agrorural do Cone Sul”.
A assinatura do termo de colaboração, feito através da Antep (Associação Naviraiense Terra e Paz), presidida pelo professor Edson dos Santos, ocorreu no último dia 05 em Campo Grande. Para concepção desse projeto, o vereador contou com apoio decisivo da pedagoga Karine Matilde de Souza Teixeira e também da colega da vereadora Rosangela Sofa (PSDB).
No total foram inscritos 35 projetos de todo o Estado, dos quais 16 foram selecionados e 9 foram contemplados. “O Assentamento Juncal é o primeiro assentamento pacífico do Brasil e o Agroturismo é uma modalidade de turismo praticada no meio rural, por agricultores e familiares dispostos a compartilharem seu modo de vida com os habitantes do meio urbano. Dessa forma, com o desenvolvimento do agroturismo, geraremos novos empregos e economia para o município” afirmou o vereador autor do projeto.
De acordo com a vereadora tucana Rosangela Sofa “o Agroturismo mobiliza forças produtivas, culturais e de desenvolvimento de uma região, contribuindo, para o desenvolvimento ambiental, econômico e social sustentável do espaço rural. É um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.


Fonte: Wilson Soares dos Reis

Voltar para as Notícias