Josias de Carvalho defende aquisição de equipamentos para atividades de Lazer

Através de indicação aprovada na Câmara o vereador Josias de Carvalho, está solicitando da Gerente de Cultura e Esportes do Município, Caroline Touro Beluque Eger, a aquisição por parte do município de brinquedos infláveis, tipo cama elástica, tobogã, piscina de bolinha, quadra de sabão entre outros. De acordo com o parlamentar, tais equipamentos terão a finalidade de proporcionar diversão e interação às crianças nos eventos e tardes de lazer.
“O objetivo da indicação é o de incentivar a integração das famílias em um programa social” diz Josias, reforçando a importância de incluir tais brinquedos entre as atividades que possam ser oferecidas. Ele considera fundamental a criança ter a oportunidade de usufruir de diversas atividades lúdicas, e possam interagir socialmente em momentos de lazer.
BRINQUEDOS ADAPTADOS
Também foi de Josias de Carvalho, a autoria de um importante projeto sobre assunto semelhante no ano passado. O vereador com aval dos demais pares aprovou projeto para que o município instalasse brinquedos adaptados em praças, parques, escolas e creches municipais, bem como locais de diversão em geral.
O projeto foi vetado pelo executivo e o veto derrubado pela Câmara. Até o momento, no entanto, não ocorreu o cumprimento pelo executivo. Em resumo o projeto dispõe que os “playgrounds” instalados em jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral, ainda que localizados em propriedade privada de uso público, deverão conter 5% de cada brinquedo, adaptados para crianças com deficiência.
“O problema é que a maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer no Brasil foi desenvolvida para pessoas que não apresentam deficiência física, motoras ou sensoriais e, portanto, não oferecem reais possibilidades de uso por crianças com necessidades especiais” diz o autor.