Audiência Pública dia 03 de Agosto irá debater a Cota Zero






Mesmo em Recesso Parlamentar, o Presidente Símon Rogério e o Vereador Júnior, estiveram na manhã de Quarta-Feira, 17 de Julho, na Sala de Reuniões da Câmara, em conjunto com os senhores Davi dos Anjos, Presidente da Colônia de Pescadores Z-15 e Antônio Simões Diniz, popular Tonin Móveis, Presidente da Associação dos Pescadores Amadores e Empresariais do Rio Amambai (APAERA), para discutirem os detalhes da organização de Audiência Pública que acontecerá no próximo dia 03 de Agosto, a partir das 13hs no Plenário da Câmara de Naviraí, para debaterem as novas regras impostas pelo decreto da Cota Zero, anunciada pelo Governo do Estado.

Com a chamada “Cota Zero”, representantes dos pescadores, se dizem lesados e prejudicados com esta nova Legislação decretada pelo Governador Reinaldo Azambuja.

A Audiência Pública do Dia 03 de Agosto, irá discutir a chamada ‘Cota Zero’, abordando os impactos na Cadeia Produtiva de Peixes, contando com participações de pescadores de Naviraí e Região, especialistas no assunto e autoridades municipais e estaduais; será feita através dos organizadores, uma ampla divulgação da Audiência, junto aos amantes da modalidade e das pessoas que queiram fortalecer o debate.

Proprietários de empresas que trabalham no setor do turismo da pesca, donos de pousadas, em municípios que tem tradição na atividade; e pescadores amadores e profissionais, protestam contra a medida, alegando, que sem a prévia comunicação e sem tempo para se adaptarem a esta mudança, a nova legislação causaria enormes prejuízos para o segmento.

Com a implantação da “Cota Zero” fica estipulado que a partir da abertura da temporada da pesca em 2020, as pescarias amadoras e desportivas só serão autorizadas no Estado no Sistema “Pesque e Solte”, podendo o praticante da modalidade, ao capturar um peixe e quiser consumi-lo, terá que fazer no local da captura, entende-se como “local”, barco, hotel, rancho, pousada, barranco ou acampamento.

Adesivos com os dizeres: “NÃO a COTA ZERO; mas SIM com CONSCIENTIZAÇÃO” estão sendo distribuídos entre os pescadores de Naviraí e Região. (com informações de Jota Oliveira e Anderson Viegas/O Regional).

FONTE e FOTOS: Régis Luiz/Assessoria de Imprensa


Fonte: Reginaldo Luiz Teixeira

Voltar para as Notícias