Proposições Legislativas


Coloque uma palavra no campo abaixo para ser buscada no texto da proposição
1 2 3 4 5 6 7 8 9
Mostrando resultados de 101 a 150

Moção de Pesar Nº 26/2017 de autoria do Vereador Eurides Rodrigues e outros Edis, apresentando nossas sinceras condolências, pelo seu falecimento ocorrido no dia 07 de junho de 2017.
Moção de Pesar Nº 25/2017 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando nossas sinceras condolências, pelo seu falecimento ocorrido no dia 06 de junho de 2017. Pessoa bastante conhecida e respeitada por sua conduta de dedicação à família e à comunidade, nos deixando como exemplo seu modelo de vida, enquanto cidadã de bem e alicerce da família.
Moção de Pesar Nº 24/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos e outros Edis, apresentando nossas condolências à família enlutada, pelo falecimento do Senhor Emanuel Monteiro, ocorrido no dia 07/06/2017. Que neste momento de imensa tristeza e sofrimento rogamos a Deus que dê forças ao familiares, para que possam lidar com este momento difícil. Sabedoria e coragem para seguir em frente, em memória dos que se foram. Que Deus ilumine a vida e conforte o coração dos familiares enlutados.
Moção de Pesar Nº 23/2017 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e outros Edis, apresentando nossas mais sinceras condolências à família enlutada, pelo falecimento da Senhora Magali Terezinha Mascarello Euzebio, ocorrido no dia 08 de junho do corrente ano, bem como nossas homenagens a esta que foi uma grande companheira na luta pelos direitos das mulheres.
Pessoa bastante conhecida e respeitada por sua conduta e dedicação à família e à comunidade. Mulher de fé e alicerce da família, sua morte enluta não somente seus familiares e amigos, mas toda a sociedade que lamenta a perda de uma cidadã exemplar na honestidade, no caráter e na honra. Colocamo-nos à disposição e rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados, desejando que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas, para que a Senhora Magali, descanse em paz.
Moção de Congratulação Nº 14/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos, apresentando nossas congratulações pelo sucesso dos eventos esportivos realizados por esta equipe.
Moção de Apoio Nº 2/2017 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e outros Edis, apresentando nosso apoio ao movimento de reivindicações realizado pelos policiais civis do Estado de Mato Grosso do Sul, que começou no dia 09 de junho de 2017, em frente à governadoria do Estado, direcionado ao governador Reinaldo Azambuja Silva. Dentre as reivindicações estavam:
- a melhoria salarial da categoria, que há 3 (três) anos não é reajustado;
- melhores condições de trabalho;
- reformas e melhorias das delegacias.
Moção de Pesar Nº 22/2017 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e outros Edis, apresentando nossas mais sinceras condolências à família enlutada, pelo falecimento da Senhora Ieda Paula Tribess Patrício, ocorrido no dia 31 de maio do corrente ano, deixando familiares e amigos. Sua ausência deixa nostalgia entre seus familiares, amigos e conhecidos. Aos seus familiares, nossas sinceras condolências. Colocamo-nos a disposição e rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados, desejando que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas, para que a senhora Ieda descanse em paz.
Moção de Congratulação Nº 13/2017 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e outros Edis, apresentando nossas congratulações pela conquista da sua primeira vitória, ocorrida no dia 03 de junho de 2017, no maior evento de MMA do Brasil, o UFC.
Moção de Pesar Nº 21/2017 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e outros Edis, apresentando nossas mais sinceras condolências à família enlutada, bem como nossas homenagens.
Pedimos a Deus que conforte os corações de familiares e amigos e lhes dê muita força, muita coragem, e perante a ineficácia de qualquer consolo na perda, relembrem quem foi Silvana Fiaux e que na saudade, memória e amor dos que ficaram, ela viverá para sempre.
Moção de Pesar Nº 20/2017 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando nossas sinceras condolências pelo falecimento do senhor José Pereira Barreto, popularmente conhecido como Zezão da SANESUL, pessoa bastante conhecida e respeitada. Aos seus familiares e amigos nossas sinceras condolências reiterando que esta Câmara não poderia deixar de se associar ao seu pesar, manifestando nosso profundo respeito e solidariedade neste momento de dor e saudade.
Moção de Congratulação Nº 12/2017 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara e outros Edis, apresentando nossas congratulações e parabenizando-o pelo brilhante serviço prestado à frente do Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado e Patronato Penitenciário, de Naviraí-MS, dando ênfase ao serviço de assistencialismo aos detentos, promovendo a reinserção dos mesmos, na volta ao convívio em sociedade.
Moção de Congratulação Nº 11/2017 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando nossas congratulações ao Prof. Matheus Bornelli de Castro e toda sua equipe de apoio, pela realização no dia 23 de maio da Solenidade de Abertura Oficial de Arte e Cultura - IFMS/2017, que aconteceu no Auditório da Sede Provisória do Campus Naviraí, no Centro Educacional Senador Ramez Tebet. A presente moção ratifica a importância do festival que, por meio da Arte e da Cultura, mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento.
Moção de Pesar Nº 19/2017 de autoria do Vereador Ederson Dutra e outros Edis, apresentando nossas condolências a família enlutada, pelo falecimento da senhora Sebastiana Vani Dezen, ocorrido no dia 15/05/2017. Que Deus, com sua imensa sabedoria e misericórdia, possa confortar seus filhos, netos e bisnetos e entes queridos nesse momento de dor e de saudades.
Moção de Pesar Nº 18/2017 de autoria do Vereador Claudio Cezar Paulino da Silva e outros Edis, apresentando as nossas sinceras condolências, pois é com grande emoção e saudade, que unidos aos familiares, amigos, e conhecidos lembramos do Senhor Davi Alves da Silva, popularmente conhecido como Davi Móveis, que partiu no dia 09 de maio de 2017, deixando um vazio naqueles que lhe eram próximos.
Moção de Congratulação Nº 10/2017 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara e outros Edis, apresentando nossas Congratulações, e parabenizando-o pelo brilhante trabalho à frente da Receita Federal em Mundo novo, em prol das instituições sem fins lucrativos, na doação de materiais apreendidos, para que estas entidades realizem os "bazares" para arrecadação de fundos, ajudando assim nosso município e todas entidades aqui presentes.
Moção de Congratulação Nº 9/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos, apresentando congratulações pelo brilhante trabalho realizado como Maestro frente à banda musical Tom Jobim, no município de Naviraí.
Moção de Congratulação Nº 8/2017 de autoria do Vereador Josias de Carvalho, apresentando nossos cordiais cumprimentos ao Senhor Wilton Melo Acosta, Diretor Presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul - FUNTRAB, pelos serviços prestados e por toda a dedicação com o município de Naviraí. Graças ao seu trabalho incessante frente à instituição, nos meses de março e abril, a FUNTRAB alcançou índices positivos em vários municípios, entre os quais Naviraí, que aparece em quinto lugar no Ranking no Estado, como cidade, que teve um aumento expressivo de vagas de emprego, para ser mais preciso com 415 contratações. O município teve um aumento de saldo positivo de 55 em relação ao mês de março, demonstrando que é possível uma política de desenvolvimento sustentável no Estado de Mato Grosso do Sul, pois constitui um índice importante, que mostra a retomada do crescimento em nosso município. Portanto, nada mais justo que o merecido reconhecimento desta Casa de Leis, por meio desse singelo agradecimento.
Moção de Pesar Nº 17/2017 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando nossas condolências à família enlutada, pelo falecimento do Senhor João Batista de Oliveira, ocorrido no dia 01/05/2017. Que Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia, possa confortar os corações dos familiares e amigos, neste momento de dor e saudade.
Moção de Pesar Nº 16/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos e outros Edis, apresentando nossas condolências à família enlutada, pelo falecimento da Senhora Maria Aparecida Martins Nonato, ocorrido no dia 02/05/2017. Neste momento, de imensa tristeza e sofrimento, rogamos a Deus que dê forças aos familiares, para que possam lidar com este momento difícil. Sabedoria e coragem para seguir em frente, em memória dos que se foram. Que Deus ilumine a vida e conforte os coração dos familiares enlutados.
Moção de Pesar Nº 15/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos e outros Edis, apresentando nossas condolências à família do Senhor Amélio Albano Michelotto, pelo seu falecimento ocorrido no dia 21/04/2017. Que Deus, com sua imensa sabedoria e misericórdia, possa confortar seus familiares e amigos nesse momento de dor e saudades.
Moção de Congratulação Nº 7/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos e outros Edis, apresentando nossos parabéns pela promoção ao Comando do 12º Batalhão de Polícia Militar de Naviraí - MS. Agradecemos pela dedicação e comprometimento que tem demonstrado, nos anos em que tem prestado serviços à sociedade, desejando sucesso nesse novo desafio profissional.
Moção de Pesar Nº 14/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos, apresentando nossas condolências a família da Senhora Leonida Maria Viero Wesz, pelo seu falecimento ocorrido no dia 05/04/2017. Que Deus, com sua imensa sabedoria e misericórdia, possa confortar seus familiares e amigos nesse momento de dor e de saudades.
Moção de Pesar Nº 13/2017 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e outros Edis, apresentando nossas mais sinceras condolências à família enlutada, pelo falecimento do Senhor Antônio Gilson de Oliveira, ocorrido no dia 5 de abril do corrente ano, deixando familiares e amigos. Sua ausência deixa nostalgia entre seus familiares, amigos e conhecidos. Aos seus familiares, nossas sinceras condolências. Colocamo-nos a disposição e rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados, desejando que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas, para que Ceará, como era popularmente conhecido, descanse em paz.
Moção de Congratulação Nº 6/2017 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa,Claudio Cezar Paulino da Silva, apresentando nossas congratulações pelo sucesso obtido na festa de rodeio, realizada no Cooperclube nos dias 06, 07, 08 e 09 de abril do corrente ano.
Moção de Pesar Nº 12/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos e outros Edis, apresentando nossas condolências à família enlutada, pelo falecimento do Senhor Emídio Francisco de Brito, ocorrido no dia 28/03/2017, o mesmo era proprietário da bicicletaria Universo e um dos membros mais antigos da Igreja Cristã do Brasil em Naviraí. Que neste momento de imensa tristeza e sofrimento rogamos a Deus que dê forças aos familiares, para que possam lidar com este momento difícil. Sabedoria e coragem para seguir em frente, em memória dos que se foram. Que Deus ilumine a vida e conforte o coração dos familiares enlutados.
Moção de Pesar Nº 11/2017 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando as nossas condolências pelo falecimento do Padre Ênio Gomes do Nascimento, ocorrido no dia 31 de março do corrente ano. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte o coração dos familiares e de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Pelo trabalho profícuo na Diocese de Naviraí e na Catedral Nossa Senhora de Fátima, o Padre Ênio, em sua missão evangelizadora, ajudou centenas de pessoas, levando a palavra de Deus, orações e ações de benevolência a todos que necessitavam. Rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados e que o Padre Ênio descanse em paz na Glória do Senhor.
Moção de Pesar Nº 10/2017 de autoria do Vereador Simon Rogério Freitas Alves da Silva e outros Edis, apresentando nossas sinceras condolências aos familiares do Sr. Onésimo Gomes Andrade, Sr. Nenê da oficina como era conhecido, que faleceu dia 26/03/2017. O mesmo era muito conhecido e estimado na nossa cidade, residiu em Naviraí por quase 40 anos, prestando serviços em sua oficina. Que neste momento de tanta tristeza Deus possa confortar o coração da sua esposa Sra. Tereza, de suas filhas, genros e netos.
Moção de Pesar Nº 9/2017 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara, apresentando apresentando nossas condolências à familia enlutada, pelo falecimento do jovem Everton da Silva Pessoa, ocorrido no dia 12/03/2017. Que neste momento de imensa tristeza e sofrimento roguemos a Deus para que dê forças aos familiares, para que possam lidar com este momento difícil. Sabedoria e coragem para seguir em frente, em memória dos que se foram. Que Deus ilumine a vida e conforte o coração dos familiares enlutados.
Moção de Congratulação Nº 5/2017 de autoria do Vereador Ederson Dutra, apresentando nossos cordiais cumprimentos aos servidores dos Serviços Públicos Urbanos, pelos trabalhos prestados e por toda a dedicação dispensada ao atender os pedidos dos moradores do nosso município. Por terem colocado em funcionamento alguns veículos que estavam parados, pela falta de manutenção. Esses veículos encontram-se, hoje, a serviço dos que necessitam. A todos os servidores do núcleo de limpeza do nosso município, em especial os lixeiros e podadores de grama, que estão a todo momento trabalhando em prol da população. Portanto, nada mais justo que o merecido reconhecimento por esta Casa de Leis a todos os servidores do Núcleo de Limpeza, por meio desse singelo agradecimento.
Moção de Congratulação Nº 4/2017 de autoria do Vereador Lourdes Elerbrock, apresentando congratulações ao atleta Antônio Wilson de Oliveira Cabral (Tony) e à Seleção de Kung Fu Kuoshu de Mato Grosso do Sul, Dragões de Fogo.
Moção de Congratulação Nº 3/2017 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara, apresentando nossos parabéns à Polícia Civil, pela rapidez e prontidão com a qual atuaram no processo de investigação do acidente do jovem Everton da Silva Pessoa, que veio a óbito. Nossos agradecimentos a essa valorosa equipe, que, incansavelmente, trabalha na proteção da sociedade naviraiense e na busca da solução dos casos criminais.
Moção de Apoio Nº 1/2017 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior,Claudio Cezar Paulino da Silva,Simon Rogério Freitas Alves da Silva e outros Edis, apresentando total apoio na luta contra a PEC 287 que prevê novas regras para o funcionamento da Previdência Social no país.
Moção de Congratulação Nº 2/2017 de autoria do Vereador Josias de Carvalho e outros Edis, apresentando as mais corteses congratulações a todas as mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado no dia 8 de março de 2017.
Moção de Pesar Nº 8/2017 de autoria do Vereador Ederson Dutra, apresentando as condolências aos familiares, pelo falecimento da Senhora Marlene Garcia Almeida de Andrade, ex-primeira dama do município e uma das pioneiras da instituição da Guarda Mirim, onde deu início ao trabalho de criação e sustentabilidade, para que o projeto viesse a ser concretizado. O falecimento ocorreu no dia 09/05/2016. Que Deus conforte aos familiares, em especial ao seu esposo Doutor José de Andrade Pinto, ex-prefeito e suas filhas.
Moção de Pesar Nº 7/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos, apresentando nossas condolências à família enlutada, pelo falecimento do Senhor Augusto Riss, ocorrido no dia 16/02/2017, o mesmo era pastor da Igreja Luterana do Brasil. Que neste momento de imensa tristeza e sofrimento rogamos a Deus que dê forças aos familiares, para que possam lidar com este momento difícil. Sabedoria e coragem para seguir em frente, em memória dos que se foram. Que Deus ilumine a vida e conforte o coração dos familiares enlutados.
Moção de Pesar Nº 6/2017 de autoria do Vereador Ederson Dutra, apresentando as mais sinceras condolências á família enlutada, pelo falecimento da senhora Catarina Rodrigues de Almeida, ocorrido no dia 11/02/2017.Que nesse momento de imensa tristeza e sofrimento rogamos a Deus que dê forças aos familiares, em especial ao seu esposo Lazaro Rodrigues e aos seus filhos e netos, e que transforme o luto em uma luta pela vida e que deixe sempre na memória os bons momentos vividos e compartilhados.Que Deus ilumine a vida e conforte o coração dos familiares enlutados.
Moção de Pesar Nº 5/2017 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos e outros Edis, apresentando nossas condolências à família enlutada, pelo falecimento do Senhor Ederson Divino Gouveia, ocorrido no dia 05/02/2017. Que neste momento de imensa tristeza e sofrimento rogamos a Deus que dê forças aos familiares, em especial à sua esposa, Tiara Aline de Souza e aos seus filhos, para que possam lidar com este momento difícil. Sabedoria e coragem para seguir em frente, em memória dos que se foram. Que Deus ilumine as vida e conforte o coração dos familiares enlutados.
Moção de Pesar Nº 4/2017 de autoria do Vereador Poder Legislativo, apresentando nossas condolências pelo falecimento do Senhor Sussumo, ocorrido no dia 02/02/2017. O Senhor Sussumo foi um dos pioneiros em Naviraí, sendo considerado um dos fundadores do município. Ele acreditou, viveu aqui, criou seus filhos e contribuiu para o desenvolvimento do município, deixando para todos a sua luta como exemplo.
Moção de Pesar Nº 3/2017 de autoria do Vereador Poder Legislativo, apresentando nossos mais sinceros sentimentos, pelo falecimento do Professor Estácio, ocorrido no dia 02/02/2017. O Professor Estácio foi um verdadeiro sacerdote do saber, um mestre em seu mais pleno significado. E por considerarmos o Professor Estácio uma figura expoente da sociedade naviraiense e um grande mestre, que dedicamos a ele, ainda que postumamente, as palavras do poeta Batista Alves:
"Hoje é o dia do professor
Hoje é o dia do mestre do saber
Quem ensina jamais deixa de aprender
Ensinando com coragem e com amor
Esses mestres que demonstram seu valor
Ensinando todo mundo a toda hora
Todo mundo guarda o mestre na memória
Nunca esquece quando estuda ou quando lê
Recordando o conceito de aprender
Parabéns pelo dia desse mestre
Que alcancem o respeito que merecem
Parabéns para os mestres do saber."
Moção de Pesar Nº 2/2017 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e outros Edis, apresentando nossas mais sinceras condolências à família enlutada, pelo falecimento da Ex Primeira Dama Senhora Marisa Letícia Lula da Silva, ocorrido no dia 03 de fevereiro do corrente ano, na cidade de São Paulo.
Sua ausência deixa nostalgia entre seus familiares, amigos e conhecidos. Foi o alicerce da família e cidadã de bem. Aos seus familiares, principalmente, aos seus filhos e nosso Companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, seu esposo, nossas sinceras condolências. Rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados, desejando que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas, para que a Senhora Marisa descanse em paz.
Moção de Pesar Nº 1/2017 de autoria do Vereador Antonio Carlos Klein e outros Edis, apresentando as nossas sinceras condolências, pois é com grande emoção e saudade, que unidos aos familiares e amigos, lembramos do Senhor Sakae, um grande ser humano e empresário, que partiu no dia 24 de janeiro de 2017, deixando um vazio na sociedade Naviraiense.
O Senhor Sakae Kamitani era filho de imigrantes, que chegaram ao Brasil em 1934 e trabalharam em fazendas de café no interior de São Paulo. Em 1954, a família adquiriu uma fazenda no Paraná. O pai do senhor Sakae tornou-se associado da Cooperativa Agrícola de Cotia em 1950.
A vinda da família para Naviraí aconteceu em 1961, para plantar 50 alqueires de hortelã. Em 1971, o senhor Kamitani foi gerente de um entreposto da Cooperativa dos Cafeicultores de Nova Londrina (Copagra) e, em 1977, 70% do algodão recebido era fornecido pelos grupos Kamitani e Suekane. Depois de uma viagem de do senhor Kamitani ao Japão e ao Hawaí, visitando cooperativas, os dois grupos resolveram montar a própria cooperativa.
O projeto tornou-se viável com recurso bancário, colobaração de duas cooperativas do Paraná e até ajuda do governador, entusiasmado com a criação da primeira cooperativa do Estado. O arrendamento de uma usina de algodão de Maringá (PR) foi feito com a garantia apenas do nome.
Mas produzir em Naviraí e transportar o produto para o norte paranaense era custoso, por isso havia necessidade de investir na própria usina. Novamente, com ajuda financeira de um amigo, a Copasul pôde dar mais um grande passo para o crescimento. Em 1980, era inaugurada a usina de beneficiamento.
Até 1984, os negócios prosperaram, mas a mudança de governo no ano seguinte também trouxe alterações na política agrícola e na economia, acabando por afetar os produtores e levando-os a uma crise financeira. Por meio de um programa de ajuda às cooperativas, a Copasul se reergueu, dando continuidade ao sonho de instalar uma indústria de fiação.
Por tudo que fez à Naviraí e pela sua extrema dedicação ao Município, que esta Câmara Municipal não poderia deixar de expressar seus sentimentos à família de um homem tão nobre.
Moção de Congratulação Nº 1/2017 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara e outros Edis, apresentando Congratulações pelo brilhante trabalho realizado após a rebelião ocorrida, que destruiu as instalações da Penitenciária, que em visita in loco, podemos constatar a rapidez e eficiência na reconstrução das salas de aula, cozinha, auditório, consultório, sede de dormitório dos agentes, e celas dos detentos, em tempo recorde, elevando nossas cordiais saudações, parabenizando-o pelo comprometimento em sua gestão, e desde já nos colocamos a Vossa inteira disposição desta Casa.
Moção de Pesar Nº 24/2016 de autoria do Vereador Claudio Cezar Paulino da Silva e outros Edis, apresentando nossas condolências à família enlutada, pelo falecimento do Senhor Jose Marques da Silva, ocorrido no dia 23/11/2016. Que neste momento de tanta tristeza e sofrimento rogamos a Deus que dê forças aos familiares, em especial à sua esposa, a professora Cleuza Campos, e aos seus filhos, para que possam lidar com este momento tão difícil, sabedoria e coragem, para seguir em frete, em memória dos que se foram. Que Deus ilumine a vida e conforte o coração dos familiares enlutados.
Moção de Congratulação Nº 17/2016 de autoria do Vereador Marcio Albino, apresentando nossos cordiais cumprimentos, e parabenizando a Senhora Roseli pela condução da Comissão Eleitoral de Eleição do Simted, e parabenizando a Senhora Antonia Maria dos Santos Almeida Bressa, Presidente eleita do Simted, e que a referida Moção seja estendida aos demais membros eleitos.
Moção de Pesar Nº 23/2016 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior, apresentando as nossas mais sinceras condolências, pedindo a Deus que conforte o coração dos familiares e que transforme o luto em uma luta pela vida e que deixe sempre na memória os bons momentos vividos e compartilhados com o Luis Henrique Rufino Marques.
Moção de Congratulação Nº 16/2016 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara e outros Edis, apresentando nossos cumprimentos pelo almoço realizado no domingo, dia 23 de outubro do corrente ano, cujo objetivo foi angariar recursos, no intuito de ajudar nas despesas mensais da entidade, uma vez que a referida organização é responsável por um magnífico trabalho realizado em Naviraí, que abrange visitas a pacientes com câncer, doação de cestas básicas e remédios, auxílio no custeio de exames médicos, assim como a doação de passagens para Dourados, Campo Grande e Barretos, àqueles paciente que têm que se submeter a tratamentos oncológicos nos referidos locais e não têm como custear seu deslocamento.
Moção de Pesar Nº 22/2016 de autoria do Vereador Donizete Nogueira Pinto e outros Edis, apresentando as nossas condolências à família enlutada pelo falecimento do Senhor Manoel Marques, popularmente conhecido como " Tio Mané", ocorrido no dia 23 de setembro do corrente ano. Sua ausência deixa nostalgia entre seus familiares, amigos e conhecidos, e expressamos aos seus familiares, principalmente aos seus filhos e amigos, nossas mais sinceras condolências. Colocamo-nos à disposição e rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas, para que o Senhor Manoel Marques descanse em Paz.
Moção de Congratulação Nº 13/2016 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e outros Edis, apresentando nossa congratulação pela iniciativa de elaborar a Cartilha Educativa "Os Direitos das Crianças: uma busca por cidadania!", com as acadêmicas de Pedagogia e Ciências Sociais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), do Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) e colaboração das crianças, adolescentes e idosos atendidos nas Instituições Sociais do município de Naviraí.
Moção de Congratulação Nº 12/2016 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara e outros Edis, apresentando nossas máximas considerações a esses profissionais que tão corajosamente e humanitariamente nos prestam serviços altamente relevantes. Na noite do dia 25 de setembro do corrente ano, ao passar pelo posto da Receita Federal, próximo à cidade de Mundo Novo, percebemos que havia uma pessoa muito transtornada e gritando que ia se matar. Imediatamente entramos em contato com o subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Mundo Novo, fomos prontamente atendidos e a pessoa foi imediatamente encaminhada ao Hospital Municipal de Mundo Novo. A forma como os policiais lidaram com a situação foi de extrema dedicação, compreensão e carinho, o que, tenho certeza, fez com que a pessoa fosse convencida a desistir de seu propósito. E é por tanto empenho, não só em fazer bem, mas em fazer com humanidade, atenção e carinho seu atendimento, que prestamos essa singela homenagem a esses homens tão valorosos, os verdadeiros heróis da vida real.
Moção de Congratulação Nº 11/2016 de autoria do Vereador Benedito Missias de Oliveira e outros Edis, apresentando nossas congratulações pela iniciativa de tornar-se público o tema Fé e Política, na palestra realizada no dia 19.09.2016, na Câmara Municipal de Naviraí.