Proposições Legislativas


Coloque uma palavra no campo abaixo para ser buscada no texto da proposição
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Mostrando resultados de 1 a 50

Moção de Pesar Nº 4/2019 de autoria do Vereador Ederson Dutra e outros Edis, apresentando nossa solidariedade e condolências pelo falecimento do Senhor Badih Abdul Rahman Salem, ocorrido no dia 01 de março do corrente ano. Um ilustre cidadão Naviraiense, que com sua morte enluta não somente seus familiares, mas também amigos, e uma sociedade que lamenta a perda de mais um de seus fundadores.
Moção de Congratulação Nº 94/2019 de autoria do Vereador Ederson Dutra, apresentando nossos cumprimentos pela excelente organização da decoração natalina na Avenida João Paulo II, no Bairro Jardim Progresso.
Moção de Congratulação Nº 93/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossas congratulações pela realização da quarta edição do Motorcycle, ocorrido nos dias 6 e 7 de dezembro do corrente ano, ao lado do Estádio Virotão.
Moção de Pesar Nº 34/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando nossos mais profundos sentimentos de pesar pelo falecimento do senhor Cleonilton, carinhosamente conhecido como “Cléo”, ocorrido no dia 6 de dezembro do corrente ano. Sabemos que a morte para os cristãos não é o fim, entretanto, é muito difícil aceitá-la, pois a sensação de perda, mesmo diante da fé, gera sofrimento aos familiares, que é compartilhado pelos amigos e por todos que tiveram o privilégio de conviver com o ente que partiu. Assim, diante de um episódio inadiável e que faz parte da vida de todos nós, é que queremos demonstrar a nossa solidariedade e o nosso carinho aos familiares e amigos do senhor Cleonilton, como prova de nossos profundos sentimentos de afeição e de respeito.
Moção de Congratulação Nº 92/2019 de autoria do Vereador Claudio Cezar Paulino da Silva,Fabiano Domingos dos Santos, apresentando nossas congratulações pela realização do brilhante evento "III Mostra de Atividades com Adequações", realizado em 26 de novembro de 2019, no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Ramez Tebet, em Naviraí, Estado de Mato Grosso do Sul.
Moção de Congratulação Nº 90/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa, apresentando nossas congratulações pela realização do I Encontro de Produtores de Frango Caipira do Mato Grosso do Sul, no dia 23 de novembro do corrente ano, na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí.
Moção de Congratulação Nº 89/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa, apresentando nossas congratulações, em reconhecimento à belíssima apresentação do 1° Recital do Coral Nossa Senhora de Fátima. O coral foi formado há 3 anos, iniciando com, aproximadamente, 15 pessoas e, atualmente, conta com quase 50 pessoas. Os ensaios são realizados no espaço do Galpão da Juventude, no Salão Paroquial, todas as segundas, quartas e quintas-feiras. O coral apresenta somente repertório de música sacra. No intuito de motivar as crianças, que participam do coral São Domingos Sávio, o mesmo, fez o convite, para que juntos abrilhantassem o evento do 1º Recital, com uma canção.
O senhor Hélio Cassiano Gonçalves é formado em teclado (tecladista). Por 2 (dois) anos cursou aulas de piano clássico e saxofone e, dentro desses cursos de música, fez também um pouco de composição, arranjo e regência, o que lhe qualificou, usando tudo o que aprendeu, para ser o maestro do referido coral.
Parabenizamos, em reconhecimento pela belíssima apresentação, a todos que cantaram e encantaram os que se fizeram presentes no 1° Recital do Coral Nossa Senhora de Fátima, que já conta com apresentações agendadas para: dia 29 de novembro de 2019, na cidade de Ivinhema-MS; dia 8 de dezembro de 2019, na Praça Euclides Fabris, a convite da Prefeitura Municipal de Naviraí-MS; dia 20 de dezembro de 2019, na Catedral Nossa Senhora de Fátima, para o encerramento da Novena de Natal; e dia 22 de dezembro de 2019, no município de Jatei- MS.
Moção de Pesar Nº 33/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando nossos votos de mais profundo pesar, pelo falecimento do senhor José Carlos, carinhosamente conhecido como Tinga, ocorrido no dia 16 de novembro do corrente ano, e que deixa grande saudade nos corações dos familiares, amigos e de todos os que com ele tiveram o privilégio de conviver. Foi, em sua vida, um homem cumpridor de seus deveres como marido, pai, amigo e cidadão. Clamamos ao Deus Pai, para que dê o conforto e a paz necessários a todos aqueles que, nesse momento de imensa dor, sofrem com sua perda.
Moção de Congratulação Nº 88/2019 de autoria do Vereador Claudio Cezar Paulino da Silva e outros Edis, apresentando nossas congratulações pela realização do XVI Campeonato Brasileiro de Karatê Kyokushinkaikan, ocorrido no último final de semana no Centro Poliesportivo de Naviraí - MS.
Moção de Apoio Nº 1/2019 de autoria do Vereador Lourdes Elerbrock e outros Edis, apresentando e externando o nosso total apoio em favor da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 410, de março de 2018, que "Altera o inciso LVII do artigo 5° da Constituição da República, dispondo sobre o trânsito em julgado de sentença penal condenatória."
Moção de Congratulação Nº 87/2019 de autoria do Vereador Josias de Carvalho, apresentando nossos aplausos pela contribuição no crescimento econômico do município, por meio da Empresa Puro Queijo.
Moção de Pesar Nº 32/2019 de autoria do Vereador Jaimir Jose da Silva e outros Edis, apresentando sinceras condolências pelo seu falecimento, ocorrido no dia 3 de novembro, do corrente ano.
Moção de Congratulação Nº 86/2019 de autoria do Vereador Lourdes Elerbrock e outros Edis, apresentando nossos sinceros cumprimentos e agradecimentos, pela iniciativa de ajudar a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS na implantação do Curso de Arquitetura e Urbanisno, que iniciará suas atividades no Campus de Naviraí a partir de 2020, com o repasse de 1.000.000.000 (um milhão) de reais.
Moção de Congratulação Nº 85/2019 de autoria do Vereador Antonio Carlos Klein, apresentando nossos agradecimentos pelas doações feitas, que tornaram possível termos, hoje, um espaço confortável e em condições de receber àqueles que necessitam de um atendimento médico no Hospital Municipal de Naviraí Antônio Augusto dos Santos - Virote. Agradecemos, dessa forma, com grande apreço:

- ao Diário do Interior na pessoa do sr. José Luiz Bressa Tonini, que doou a pedra de granito para o balcão;

- à A.A.P Acabamentos, na pessoa dos senhores Alexsandro de Araujo Pires e Alberto Santana Pereira, que doaram toda a mão de obra para a colocação da cerâmica e do granito no balcão;

- ao sr. Altamir de Matos Mascarenhas (Veinho Pintor) que, mesmo em suas horas de folga, fez a pintura;

- à empresa (Odair Móveis), na pessoa do sr. Odair Santos de Sá, que fabricou e doou os móveis para a recepção.

Felizes e satisfeitos com o resultado da parceria, que demonstrou o comprometimento e a dedicação dos referidos cidadãos, é que apresentamos, com orgulho, essa Moção de Congratulação.
Moção de Congratulação Nº 83/2019 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos, apresentando nossas cordiais congratulações pelo trabalho desenvolvido no combate ao incêndio florestal, ocorrido no Refúgio Ecológico Caiman, localizado no Pantanal sul-mato-grossense.
Moção de Congratulação Nº 84/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa, apresentando nossas congratulações pelo lançamento do projeto “Árvore da Chupeta”, ocorrido no dia 10 de outubro do corrente ano, na Estratégia Saúde da Família – ESF Boa Vista.
Moção de Congratulação Nº 81/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossos cumprimentos pela organização, dedicação e lisura, demonstrados na realização do pleito eleitoral do Conselho Tutelar de Naviraí-MS, ocorrido no dia 6 de outubro do corrente ano. Agradecemos a todos o envolvidos na execução do trabalho realizado, sendo que foi essencial e de enorme valia a cooperação da Comissão Eleitoral e do Cartório da 2ª Zona Eleitoral, para que o processo de escolha dos conselheiros tutelares se realizasse, concretizando os preparativos do exercício de cidadania, para que a população naviraiense pudesse dispor com confiança do seu voto.
Moção de Congratulação Nº 77/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa, apresentando nossas congratulações em reconhecimento e valorização ao trabalho desenvolvido pelas artesãs que compõem a Associação do Grupo de Mulheres de Naviraí.
Moção de Pesar Nº 31/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando nossas mais sinceras condolências à família, pelo seu falecimento ocorrido no dia 30 de setembro do corrente ano.
Moção de Congratulação Nº 79/2019 de autoria do Vereador Claudio Cezar Paulino da Silva, apresentando nossas congratulações pela brilhante atuação no Concurso de Fanfarras e Bandas Sul Brasileiros - CONFABANSUL que aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro no município de São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina. A banda Tom Jobim de nosso município vem representando Naviraí em nível estadual e nacional, e, nos dias 28 e 29 de setembro levaram o nome da nossa cidade para o Concurso de Fanfarras e Bandas Sul Brasileiro - CONFABANSUL, onde conquistaram o segundo lugar na categoria sênior.

A presente moção se deve ao brilhantismo de suas apresentações e conquistas, que com muito talento e seriedade tem representado o nosso município e propagado alegria, cultura e tradição através da música para toda população.
Moção de Congratulação Nº 78/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossas cordiais congratulações, em razão do brilhante e notável apoio à abertura da Semana do Idoso, com o tema "Cuidar de nossos idosos é preservar a nossa história", realizada no dia 26 de setembro do corrente ano, na Casa Lar Santo Antônio de Naviraí-MS. A abertura do evento contemplou a realização de atividades como maquiagens, cortes de cabelo, cuidados com a barba e aferição de pressão, entre outras, ofertadas pelos voluntários dos Cursos de Estética e de Enfermagem do IPED e pelo senhor Emanuel, colaborador do Salão do Careca. O dia comemorativo contou, ainda, com baile, jogos de dominó e baralho, e vários idosos do nosso município puderam prestigiar o primeiro dia das comemorações, alusivas ao Dia Mundial do Idoso.
O cronograma de comemoração da Semana do Idoso abrange a realização de outras atividades, além das já desenvolvidas, como:
- baile aberto a todos os idosos da comunidade, no Centro de Convivência do Idoso Maria do Céu Silva de Souza;
- partida de vôlei adaptado, no Centro Poliesportivo Manoel Pulquério Garcia;
- aula de Zumba para Idosos, na Praça Sakae Kamitani;
- e encerramento, com mesa redonda, debatendo sobre os temas "Saúde e Direito dos Idosos", no Plenário Vereador Abelardo Xavier de Macedo.
Moção de Congratulação Nº 75/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossos calorosos e sinceros cumprimentos, parabenizando-os pelo "1º Passeio Ciclístico Em Prol da Vida e Prevenção ao Suicídio", ocorrido no dia 22 de setembro do corrente ano. A saída ocorreu em frente à pista de skate Matheus Jonathas Alves, nos altos da avenida Dourados, passando por várias ruas da cidade.
Moção de Pesar Nº 30/2019 de autoria do Vereador Josias de Carvalho e outros Edis, apresentando nossas mais sinceras condolência à família pelo falecimento ocorrido na tarde do dia 27 de setembro do corrente ano.
Moção de Congratulação Nº 76/2019 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara e outros Edis, apresentando nossas congratulações, parabenizando-o pelo seu sucesso e por sua vaga garantida nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio. Natural de Itaquiraí-MS, sua trajetória é marcada pela superação. Mesmo sofrendo vários acidentes, que quase tiraram a sua vida, buscou forças para continuar, deixando um histórico incrível de acidentes no passado e lutando por um pódio no Mundial. Iniciou sua vida de atleta com a montaria em touros, mas, precocemente, teve que parar, devido a um acidente no qual reduziu drasticamente os movimentos das pernas. Logo após, foi para a Paracanoagem, onde destacou-se e vem destacando-se, como um dos melhores do mundo. Atualmente, é portador de vários títulos em nível internacional, sendo 8 (oito) medalhas de ouro, 2 (duas) de prata e 3 (três) de bronze. Em nível nacional, conquistou 27 medalhas de ouro, 7 (sete) de prata e 2 (duas) de bronze. Como se não bastasse, estará representando nosso País nas Paraolimpíadas de Tóquio, como um dos favoritos, tendo em vista sua conquista do primeiro lugar nas classificatórias. O senhor Fernando Rufino está representando o nosso Estado, expondo e divulgando, em nível nacional e internacional, com orgulho, o nome da cidade de Naviraí e o fato de morar no interior do Estado do Mato Grosso do Sul.
Moção de Congratulação Nº 74/2019 de autoria do Vereador Ederson Dutra, apresentando nossas congratulações e reconhecimento a esse valoroso profissional. O senhor Rodrigues, que atende o município de Naviraí, como médico efetivo, desde o ano de 1996, desempenha sua função com excelência, no atendimento aos pacientes do Centro de Especialidades Médicas, no Hospital Municipal Antônio Augusto dos Santos - VIROTE e no Centro de Saúde Dr. Antônito Pires de Souza. Por toda a dedicação, dinamismo e empreendedorismo que o Dr. Rodrigues tem prestado ao município de Naviraí, por acreditar no progresso do município, e, dessa forma, contribuir com o crescimento e desenvolvimento local, temos a honra de expressar, nessa humilde homenagem, o nosso respeito e admiração, desejando-lhe sucesso em sua vida.
Moção de Congratulação Nº 66/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossos parabéns à gloriosa Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul, pelos seus 184 anos de dedicação, competência, comprometimento e profissionalismo, na missão de preservar e restaurar a ordem pública. Nossas calorosas felicitações a essa corporação, que vem servindo a sociedade Sul-Mato-Grossense, protegendo vidas, promovendo a segurança da população e do patrimônio, ao longo desses 184 anos de atuação na Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul.
Moção de Pesar Nº 29/2019 de autoria do Vereador Josias de Carvalho e outros Edis, apresentando nossas condolências aos familiares do senhor Clemente, falecido na tarde do dia 22 de setembro, do corrente ano.
Moção de Congratulação Nº 73/2019 de autoria do Vereador Fabiano Domingos dos Santos e outros Edis, apresentando nossas sinceras e cordiais congratulações pela realização do II Torneio de Pesca do Rio Amambaí.
Moção de Congratulação Nº 72/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossos calorosos e sinceros cumprimentos, parabenizando-os pelo ilustre III EIGEDIN, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de setembro, do corrente ano, na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS, no município de Naviraí-MS.
Moção de Congratulação Nº 71/2019 de autoria do Vereador Ederson Dutra, apresentando nossas mais sinceras congratulações, respeito e admiração a esse profissional, pela forma como tem desempenhado seu trabalho no Centro de Especialidades Médicas do nosso município e no Hospital Municipal Antônio Augusto dos Santos - Virote. O seu trabalho, sempre exercido com muita eficiência, qualidade, dedicação e respeito aos pacientes, contribui significativamente na qualidade de vida e na melhoria da saúde da população naviraiense. Sendo assim, renovamos as nossas congratulações e ficamos felizes em poder reconhecer e congratular tão valioso profissional, em nome do Poder Legislativo Municipal.
Moção de Congratulação Nº 65/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossas sinceras congratulações pela excelência de suas poesias, de suas composições e do trabalho que realiza como artista plástico.
Moção de Congratulação Nº 70/2019 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara, apresentando nossas congratulações, parabenizando o Servidor Público Estadual, natural de Montes Claros-MG, que atualmente é escrivão de Polícia, onde exerce seu cargo com grande eficiência. Iniciou sua carreira em Itaquiraí-MS e hoje em dia está em Naviraí-MS. No dia 31/08/2019, participou do Quem Quer Ser Um Milionário. Cada um que passa pelo quadro do Caldeirão tem a oportunidade de contar um pouco de sua história de vida para Luciano Huck, e não foi diferente com Carlos que durante o jogo, ele compartilhou que sua trajetória é marcada pela superação e contagiou com seu otimismo e bom humor. E representou nossa cidade, expondo em nível nacional, com orgulho, o fato de morar em Naviraí-MS.
Moção de Congratulação Nº 69/2019 de autoria do Vereador Claudio Cezar Paulino da Silva, apresentando nossas congratulações pela realização da Copa Municipal de Voleibol realizada nos dias 17 de agosto a 7 de setembro com a participação de 4 (quatro) equipes femininas e 3 (três) equipes masculinas, totalizando 80 (oitenta) atletas e dirigentes. A Copa Municipal de Voleibol foi um evento esportivo de suma importância, porque proporcionou prestígio ao público naviraiense e incentivo ao esporte, contribuindo profundamente tanto na questão da boa saúde quanto na seara da inclusão social, e, ainda, no afastamento das pessoas do mundo da criminalidade. Diante deste cenário, esta Casa de Leis não poderia deixar de render sua homenagem a este acontecimento.
Moção de Congratulação Nº 68/2019 de autoria do Vereador Lourdes Elerbrock, apresentando nossas congratulações pelo planejamento e pela organização do evento que resultaram em apresentações que emocionaram o público presente, devido à enorme demonstração de cidadania dos nossos cidadãos naviraienses. São iniciativas como essa que mobilizam a sociedade, as organizações e a população como um todo, e garantem o resgate da cidadania, da história da nação e da nossa cultura. A população pôde apreciar a beleza do trabalho dos professores, dos alunos e de toda a comunidade escolar, como o cuidado no esmero dos detalhes e da organização, para que o desfile pudesse ser permeado de criatividade e alegria.
Por tudo o que foi vivenciado no dia 7 de setembro na Parada Cívica, como demonstração de civismo dos nossos munícipes, é que não poderíamos deixar de parabenizar os profissionais da educação, cultura e a todas as pessoas envolvidas, direta e indiretamente, que contribuíram para que esse maravilhoso evento fosse realizado em nosso município.
Moção de Congratulação Nº 67/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa, apresentando nossas congratulações ao Senhor Aníbal, por representar nosso município, juntamente com todos os representantes dos aposentados do Estado de Mato Grosso do Sul, que estiveram em Brasília (DF), entre os dias 19 e 23 de agosto de 2019, visitando todos os senadores do nosso Estado. A visita visou a entrega de documentos aos senadores, propondo mudanças no texto base da reforma previdenciária, assim como a sensibilização dos parlamentares, sobre as questões prejudiciais aos aposentados, pensionistas e idosos, referentes à reforma da Previdência Social. Parabenizamos o Senhor Aníbal pelo empenho e comprometimento, na luta por melhorias para os aposentados, pensionistas e idosos do nosso município, classe da qual é representante.
Moção de Congratulação Nº 53/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa, apresentando nossos parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido no evento "Tarde do Mamaço", que foi realizado no dia 9 de agosto do corrente ano, no Centro de Convivência do Idoso.
Moção de Pesar Nº 28/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando nossos mais profundos sentimentos de pesar, pois é com grande emoção, que, unidos aos familiares e amigos, lembramos do senhor Yoshio Miyazaki. A sua partida, ocorrida no dia 9 de setembro do corrente ano, entristece a todos que conviveram com o seu modelo de vida, enquanto cidadão de bem, deixando um vazio naqueles que lhe eram próximos.
Rogamos para que Deus conforte a família, nesse momento de imensa dor, e que os ensinamentos do senhor Miyazaki perpetuem-se em todos aqueles que lhe eram caros. Por todo o legado que construiu em vida, dedicação à família, ao trabalho e aos amigos, é que prestamos esses votos de condolências do Poder Legislativo Municipal de Naviraí – MS.
Moção de Congratulação Nº 64/2019 de autoria do Vereador Eurides Rodrigues, apresentando nossas congratulações e reconhecimento, pelo programa educativo "Eu e minha magrela", que vem sendo desenvolvido nas escolas públicas e privadas de nosso município.
Moção de Congratulação Nº 63/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossas congratulações, parabenizando o 6º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul do Município de Naviraí, pela comemoração de seu 16° aniversário, que significam 16 anos de muitas histórias de luta, bravura, coragem e competência. Queremos destacar, também, os nomes dos bombeiros militares senhor 1º Sargento Antonio Eliézio da Costa e senhor 1º Sargento Reber Coutinho Capilé, que juntos completam 16 anos de serviços prestados no 6º SGBM/MS/Naviraí-MS, acreditando que o trabalho feito com amor, dedicação, carinho, coragem e comprometimento é a verdadeira razão de existir da corporação.
Moção de Congratulação Nº 62/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossos efusivos e sinceros cumprimentos, parabenizando-os pelo ilustre evento, que ocorreu entre os dias 28 e 29 de agosto, do corrente ano, no Centro Estadual de Educação Profissional - CEEP Ramez Tebet, no município de Naviraí-MS.
Moção de Congratulação Nº 61/2019 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara, apresentando nossas congratulações, parabenizando todo o batalhão do Corpo de Bombeiros de Naviraí-MS, em especial o Cabo Hariel, por ter realizado seu serviço com eficiência e êxito, pois não mediu esforços em salvar a vida de uma criança de 2 (dois) anos de idade, no dia 07 de agosto de 2019. Dessa forma, não poderíamos deixar passar, sem o devido reconhecimento, esse ato de bravura e competência do Corpo de Bombeiros de Naviraí.
Moção de Congratulação Nº 58/2019 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara, apresentando nossas congratulações, parabenizando o Excelentíssimo senhor Reinaldo Azambuja, Governador do Estado de Mato Grosso do sul, bem como, ao Senhor Antonio Carlos Videira, Superintendente de Segurança Pública da Sejusp, ao Senhor Aud de Oliveira Chaves, Diretor-presidente da Administração do Sistema Penitenciário-(Agepen), ao Senhor Rogério Capote, Diretor da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí e ao Senhor Roberto Razuk Filho Deputado Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul, pelo fato, deste ano, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL) serem aplicadas no mês de outubro e terem a participação de 2.017 (dois mil e dezessete) custodiados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), distribuídos em 34 unidades prisionais da capital e do interior, sendo 89 reeducados de Naviraí-MS. Desse modo, observa-se que o Estado de Mato Grosso do Sul está realizando um ótimo serviço de ressocialização Carcerária, em comparação a outros Estados.
Moção de Congratulação Nº 45/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa, apresentando a devida e merecida homenagem ao Pastor Everton, parabenizando-o pela louvável implantação do Projeto Ler e Escrever – Alfabetização de Jovens e Adultos. O projeto tem por finalidade alfabetizar pessoas, que não tiveram oportunidade de aprender, no tempo oportuno, a ler e a escrever, ou àquelas que não têm tempo de ir à escola, contemplando-as com ensino de qualidade, reconhecido pelo Ministério da Educação. Destacamos que não poderíamos deixar de prestar essa singela homenagem, exaltando nosso orgulho pela esplêndida iniciativa.
Moção de Congratulação Nº 60/2019 de autoria do Vereador Luiz Alberto Ávila Silva Júnior, apresentando essa moção de aplausos e congratulações, como forma de parabenizá-la pelo Projeto "Construindo um Futuro Saudável", que completou 1 ano no mês de agosto, em parceria com a Unidade de Saúde ESF Ronan Marques, sem quaisquer ônus, e que tem levado qualidade de vida aos usuários da unidade de saúde.
Moção de Congratulação Nº 59/2019 de autoria do Vereador Claudio Cezar Paulino da Silva,Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossas cordiais congratulações, pela brilhante participação na 27ª edição do Barretos International Rodeo, que ocorreu entre os dias 22 e 25 de agosto de 2019, na cidade de Barretos, no Estado de São Paulo.
Moção de Congratulação Nº 56/2019 de autoria do Vereador Símon Rogério Freitas Alves da Silva e outros Edis, apresentando enorme gratulação pela comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que está sendo realizada pela APAE. Essa campanha é feita anualmente, no período de 21 a 28 de agosto, no município de Naviraí. Dia 21 de agosto, do corrente ano, deu-se início às comemorações, e, na abertura foi realizada uma caminhada, com a participação de professores, alunos e pais, pelo centro da cidade. A campanha referida tem em seu cronograma a realização das seguintes atividades: piquenique com os alunos, na Associação Recreativa Esportiva Copasul-AREC; recreação desenvolvida pelos professores do Centro de Educação Especial Naviraiense-CEDEN; palestra sobre Drogas para os alunos e familiares, ministrada por policiais militares do nosso município; café da manhã no Mercadão Municipal; uma tarde na sorveteria Chiquinhos; e encerrará as comemorações, previstas no cronograma, com um dia de recreação, juntamente com a equipe de Gerência de Esporte e Lazer - GEREL.
Moção de Congratulação Nº 55/2019 de autoria do Vereador Ederson Dutra,Símon Rogério Freitas Alves da Silva, apresentando nossas sinceras e cordiais congratulações, pela realização da "23° Copa Chama de Futsal Base 2019", que está sendo realizada no Centro Poliesportivo de Naviraí Manoel Pulquério Garcia.
Moção de Pesar Nº 26/2019 de autoria do Vereador Rosangela Farias Sofa e outros Edis, apresentando as nossas sinceras condolências, pois é com grande emoção, que, unidos aos familiares e amigos, lembramos do senhor José Maria Ferreira Dias. O senhor José, agrônomo de profissão, foi casado com a saudosa senhora Ana Maria Carvalho Ferreira. Partiu no dia 20 de agosto do corrente ano, deixando 05 (cinco) filhos, 13 (treze) netos e 7 (sete) bisnetos. Sua passagem na terra foi marcada por sua respeitosa conduta e dedicação à família. A sua partida entristece a todos que conviveram com o seu modelo de vida, enquanto cidadão de bem, deixando um vazio naqueles que lhe eram próximos.
Rogamos para que Deus conforte a família, nesse momento de imensa dor, e que os ensinamentos do senhor José perpetuem-se em todos aqueles que lhe eram caros. Dessa forma, esta Casa de Leis, por intermédio de seus vereadores e vereadoras, com muita sensibilidade e carinho, vem desejar que a paz, o consolo e a força da fé reinem nos corações enlutados.
Moção de Congratulação Nº 54/2019 de autoria do Vereador Maria Cristina Tezolini Gradella e outros Edis, apresentando essa moção de aplausos e congratulações, como forma de parabenizá-los pela excelente realização do 1º Desafio dos Fortes de Naviraí, ocorrido nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, no município de Naviraí.
Moção de Congratulação Nº 52/2019 de autoria do Vereador Márcio André Scarlassara, apresentando ao Senhor Jackson Juliano Hisrch, Médico, Ginecologista, concursado em nosso município, onde desempenha seu serviço médico com grande qualidade, eficiência e respeito aos pacientes que atende. Como se não bastasse, desempenhou a função de diretor clínico do Hospital Municipal de Naviraí, durante o período de julho de 2014 até julho de 2019, onde neste período enfrentou várias crises e surtos de influenza A (H1N1) e sempre esteve atento e prestativo. Ainda, como diretor, participou da reformulação do Hospital Municipal, da nova ala de pronto socorro. Durante a gestão do prefeito Léo Matos, organizou a caravana da saúde, onde atendeu várias pessoas do nosso município e de municípios vizinhos. O Dr. Jackson enfrentou, como diretor do hospital, vários problemas no pronto socorro, como por exemplo, cirurgias eletivas paradas, devida a situação na qual encontrava-se o nosso município. Contudo, nunca se calou em dar informações a qualquer vereador que o procurasse, independentemente de horários ou dias da semana, até mesmo em dias de folgas, sempre fez o melhor para manter o serviço a contento da população. Desta forma, devemos elogiar o serviço deste profissional, que sempre foi muito eficiente e prestativo, até mesmo em situações que não eram de seu alcance. Desse modo, verifica-se a importância da devida Moção de Congratulação.